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Projetos, Programas e Portfólios

Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.


Projetos, Programas e Portfólios
Projetos, Programas e Portfólios

O gerente de projetos é responsável por gerenciar o projeto para cumprir e atender os objetivos do projeto. Algumas atividades de gerenciamento de projetos podem ser realizadas por membros da equipe, o Guia PMBOK® refere-se a essas pessoas como a equipe de gerenciamento de projetos.


Um programa é definido como um grupo de projetos, subprogramas, serviços e atividades de programas relacionadas, gerenciado de modo coordenado para obter melhores benefícios do que se fossem gerenciados individualmente.

O gerente de programa é responsável por gerenciar um grupo de projetos relacionados. Os projetos são combinados em programas para proporcionar um controle coordenado, suporte e direcionamento. O gerente de programa trabalha para atingir metas de projeto e programas.


O papel do gerente de programas pode incluir:

  • Gerenciar projetos relacionados para atingir resultados normalmente não obtidos se gerenciados separadamente.

  • Garantir que os projetos selecionados suportam as metas estratégicas da organização.

  • Ajustar os projetos, buscando sinergia entre eles, visando beneficiar o programa.

  • Orientar e suportar os gerentes de projeto em seus esforços de gerenciamento.


Um portfólio refere-se a projetos, programas, sub portfólios, serviços gerenciados como um grupos para atingir objetivos estratégicos.

O gerente de portfólio é responsável pela governança no nível executivo dos projetos ou programas que compõem um portfólio.


O papel do gerente de portfólio pode incluir:

  • Gerenciamento de vários projetos ou programas que podem estar não relacionados uns com os outros.

  • Assegurar que os projetos selecionados proporcionem valor para a organização.

  • Trabalhar com a alta gerência para obter suporte executivo em projetos individuais.

  • Obter melhor retorno sobre os recursos investidos.


Gerente Funcional é a pessoa que gerencia e é “dono” dos recursos em um departamento específico, como Compras, Marketing, TI e que dirige de forma geral o trabalho técnico das pessoas da área funcional que trabalham no projeto.


O nível de envolvimento do gerente funcional depende da estrutura organizacional:

  • Organização matricial: a responsabilidade por orientar o trabalho das pessoas é compartilhada com o gerente de projeto.

  • Organização por projetos: o gerente de projeto é responsável por toda a orientação.

  • Organização funcional: o gerente de projeto orienta pouco neste tipo de organização.


Algumas das funções do gerente funcional:

  • Designar pessoas específicas para a equipe e negociar os recursos com o gerente de projetos.

  • Informar o gerente de projetos sobre outros projetos que podem ter impacto neste projeto.

  • Participar do planejamento inicial até que os pacotes de trabalho ou as atividades sejam atribuídos.

  • Fornecer sua experiência no assunto.

  • Aprovar o cronograma final e o plano de gerenciamento de projetos durante o planejamento.

  • Gerenciar as atividades que ocorrem em sua área funcional.

  • Ajudar em problemas relacionados ao desempenho dos membros da equipe.

  • Melhorar a utilização do pessoal.


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