Projetos, Programas e Portfólios
Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
O gerente de projetos é responsável por gerenciar o projeto para cumprir e atender os objetivos do projeto. Algumas atividades de gerenciamento de projetos podem ser realizadas por membros da equipe, o Guia PMBOK® refere-se a essas pessoas como a equipe de gerenciamento de projetos.
Um programa é definido como um grupo de projetos, subprogramas, serviços e atividades de programas relacionadas, gerenciado de modo coordenado para obter melhores benefícios do que se fossem gerenciados individualmente.
O gerente de programa é responsável por gerenciar um grupo de projetos relacionados. Os projetos são combinados em programas para proporcionar um controle coordenado, suporte e direcionamento. O gerente de programa trabalha para atingir metas de projeto e programas.
O papel do gerente de programas pode incluir:
Gerenciar projetos relacionados para atingir resultados normalmente não obtidos se gerenciados separadamente.
Garantir que os projetos selecionados suportam as metas estratégicas da organização.
Ajustar os projetos, buscando sinergia entre eles, visando beneficiar o programa.
Orientar e suportar os gerentes de projeto em seus esforços de gerenciamento.
Um portfólio refere-se a projetos, programas, sub portfólios, serviços gerenciados como um grupos para atingir objetivos estratégicos.
O gerente de portfólio é responsável pela governança no nível executivo dos projetos ou programas que compõem um portfólio.
O papel do gerente de portfólio pode incluir:
Gerenciamento de vários projetos ou programas que podem estar não relacionados uns com os outros.
Assegurar que os projetos selecionados proporcionem valor para a organização.
Trabalhar com a alta gerência para obter suporte executivo em projetos individuais.
Obter melhor retorno sobre os recursos investidos.
Gerente Funcional é a pessoa que gerencia e é “dono” dos recursos em um departamento específico, como Compras, Marketing, TI e que dirige de forma geral o trabalho técnico das pessoas da área funcional que trabalham no projeto.
O nível de envolvimento do gerente funcional depende da estrutura organizacional:
Organização matricial: a responsabilidade por orientar o trabalho das pessoas é compartilhada com o gerente de projeto.
Organização por projetos: o gerente de projeto é responsável por toda a orientação.
Organização funcional: o gerente de projeto orienta pouco neste tipo de organização.
Algumas das funções do gerente funcional:
Designar pessoas específicas para a equipe e negociar os recursos com o gerente de projetos.
Informar o gerente de projetos sobre outros projetos que podem ter impacto neste projeto.
Participar do planejamento inicial até que os pacotes de trabalho ou as atividades sejam atribuídos.
Fornecer sua experiência no assunto.
Aprovar o cronograma final e o plano de gerenciamento de projetos durante o planejamento.
Gerenciar as atividades que ocorrem em sua área funcional.
Ajudar em problemas relacionados ao desempenho dos membros da equipe.
Melhorar a utilização do pessoal.
Deixe seu comentário, contato e se assine nossos Cursos de Negócios Premium.
Comments